segunda-feira, 27 de outubro de 2008

“Introito!”

.
Até fevereiro deste ano a minha relação com todo e qualquer blog se resumia no seguinte: havia entrado, algumas vezes, no blog do Josias – colunista da Folha de São Paulo – para entender melhor os bastidores do que ocorre em Brasília e no blog do Juvenal, sugerido pelo Jarbas, para apreciar o texto e o humor daquele querido amigo.
Mas era assim: como uma página de jornal, abria, lia e encerrava ali minha relação; não percebia ou não me interessava pelas possibilidades de interatividade dos mesmos.
Foi aí que, lá por volta de fevereiro ou março deste ano, liderados pelo Kuller, um bando de “sessentões” resolveu render uma homenagem em memória aos anos de 68. Por tudo que 68 representou em minha vida me entusiasmei e tive então, além do estímulo do Kuller, o apoio do Jarbas e do Tonhão que, pacientemente, me orientaram em como postar, encaminhar comentários, enfim, relacionar-me familiar e emocionalmente com o ARQUIVO 68, este, o “meu primeiro blog”.
Pensei então, enquanto me iniciava nas postagens de pequenos textos para o ARQUIVO 68, em ter o meu Blog no que fui muito estimulado pela Cássia, minha filha mais velha, fiel e paciente orientadora em como “lidar” com o micro:
- “Pai, blog é que nem diário. Você não escrevia diário?”
Calei-me.
Patrulha existe desde antes de 68....Diário ou era hábito “pequeno burguês” para os amigos da esquerda ou “coisa menor” para a intelectualizada patota do mosteiro: nada a ver comigo ou conosco!
Assim nunca escrevi diário e isso, para mim, não tem a menor importância: não me alegra ou me deixa triste, melhor ou pior; apenas um pouco curioso para “me ver” aos vinte ou vinte um anos como em uma fotografia, as quais, diga-se de passagem, a maioria eu rasguei ou dei outro fim, como provavelmente teria feito com “os diários” que eventualmente tivesse escrito.
Voltando ao assunto: de fevereiro até agora houve dias que eu quis, mas também semanas em que desinteressava completamente em ter o meu blog. Foi um tal de querer e não querer que lembra um pouco a “adivinhação” que fazia quando adolescente – eu continuei com a prática desta adivinhação até um pouco depois da adolescência - de arrancar pétalas das margaridas para saber do querer ou não querer de uma bela menina: bem-me-quer, mal-me-quer...
Abre um parênteses: o Antônio, meu netinho de três anos, quando chegar a hora de fazer a adivinhação do bem-me-quer vai escrever como? Malmequer, bemmequer? A nova ortografia acaba, também, com os hífens entre o bem-me-quer? Fecha o parênteses.
Pois bem, a última pétala da margarida foi um bem-me-quer e a sorte fez, então, nascer o “Ofício: contador de histórias”. Coitado: tão reticente e temeroso em relação ao futuro. Vamos ver.
Uma última palavrinha em relação ao Blog. Havia pensado inicialmente em uns dois ou três nomes e pedi à Cássia que pesquisasse para ver se tais títulos eram possíveis ou se já havia blogs com os mesmos.
A resposta veio por um e-mail:
“Babinho,
Os nomes sugeridos estão ocupados.
Caso não se importe de já existir um blog com o nome igual ao seu, dá-se um jeito de registrá-lo com alguma alteração...Mais uma tentativa, só de curiosidade, por orlandonascimento e achei um cultuador da igreja rompendo fronteiras!!!
O mundo está sendo dominado pelos blogueiros. Junte-se a eles.”
Vou me juntar, filha querida:
INTROIBO AD ALTARE BLOG.
.

9 comentários:

Juliana Ferraz disse...

Vou ter a honra de fazer o primeiro comentário no seu blog. : )
Sou Juliana, vizinha da Cássia. Foi no blog dela que li sobre o seu. Sempre falo pra minha mãe e sogra criarem seus blogs... até agora não deu em nada. Acho que elas iriam amar. Quem sabe com mais este seu não consigo animá-las mais?!
Foi Cássia que me inspirou também. Se este negócio não fosse gratuito ia dizer que está ganhando comissão...
Parabéns pela iniciativa. Tenho certeza que vou ler lindas histórias por aqui.
Seja bem-vindo ao mundo dos blogueiros e divirta-se! : )

soteropaulistano disse...

Seu Orlando !!
Marcos quem tá digitando ! Marcos Beethoven, amigo da Cássia, que tá morando em Salvador !!
Adorei a idéia, e o texto !! assim como o da Cássia, vou ficar acompanhando dia a dia, pra estimular voces a continuarem escrevendo !!
Abraços !!

Anônimo disse...

Olá Juliana,
Bom dia!!
Obrigado pelo simnpático comentário.
Abraço em você e em suas crianças, amiguinhos/as do Antônio,
Orlando.

Anônimo disse...

Marcos,
Que saudades que me deu de você...
Quando aparecer por aqui venha em casa me contar o que só fico sabendo pelas filhas.
Abraços,
Orlando.

Morales disse...

Viva Orlando! Fico feliz que tenha se animado finalmente a fazer seu próprio Blog. E mais feliz ainda de ter ajudado um pouquinho nisso! As histórias que colocou no ARQUIVO 68 foram emocionantes e verdadeiras crônicas autobiográficas e dos acontecimentos da década de 60. Acho que deveria postar aqui novamente as histórias que publicou no Arquivo 68. Elas valem a pena! Que a motivação se mantenha por muito tempo. abraço

Daniel Fernandes disse...

Orlando,
Bem vindo ao mundo virtual dos blogueiros.
Agora vamos poder apreciar os teus "causos" mais facilmente.
Mas não dispensamos a apresentação ao vivo regado a um cafezinho.
Abração
Daniel e Márcia

Anônimo disse...

Olá Orlando!!!
Que emoção gostosa ler sua história de vida, sentir o cheiro da relva, o sabor das frutas deliciosas da época o gostoso arroz com feijão preparados com carinho no fogão a lenha e ainda as primeiras braçadas sobre as bóias de cabaça e aquela água de chuva correndo pelos trilhos de infância desse jovem que eu admiro.
Ivo

Orlando disse...

Olá Ivo,
Fico contente por sua visita ao blog e que as histórias tenham levado você a reviver o tão gostoso "sabor da infância".
Um grande abraço,
Orlando.

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny